Concurso da Câmara Legislativa do DF; salário de R$ 15 mil para comunicação

Depois de algumas polêmicas, o edital do concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi publicado. As inscrições estarão abertas entre os dias 14/9 e 16/10. Os salários chegam a R$ 15.879,40.

Para profissionais da comunicação, há oportunidades para jornalista (1 vaga), relações públicas (2 vagas), produtor multimídia (1 vaga), revisor de texto (1 vaga) e publicitário (1 vaga).

Outras oportunidades também disponível no edital são para administrador, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, economista, contador, engenheiro, médico odontólogo, pedagogo e outros.

As provas serão no dia 10/12. O conteúdo exigido será de português, direito constitucional, direito administrativo, processo legislativo, conhecimentos gerais sobre o DF, língua estrangeira e conhecimento específico.

O concurso terá três fases de avaliação: prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos. Essa última será apenas classificatória – e todas as outras classificatória e eliminatória. Serão atribuídos até 15 pontos para portadores de título de especialista, mestrado e doutorado.

Veja a página do concurso

CONFIRA O CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA COMUNICAÇÃO

JORNALISTA:

Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas. Papel social da comunicação: Ética. Leis que regem a
imprensa e a radiodifusão. Direitos e deveres do jornalista. Políticas da Comunicação. Agenda Setting e newsmaking. A relação entre tecnologia e comunicação social.Massificação versus segmentação dospúblicos. Legislação em comunicação social: Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética do Jornalista. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Comunicação e linguagem: gramática e ortografia da Língua Portuguesa aplicadas à prática comunicacional. Especificidades dos meios  impressos, eletrônicos e digitais. Conceitos de jornalismo. O papel e a responsabilidade social do jornalista e amediação na sociedade informacional. Conceitos de notícia. A política noticiosa. Faitdivers, antítese, multiplicidade e conexão de fatos, o sensacionalismo. Os critérios da noticiabilidade e os conceitos de ineditismo, verdade, objetividade, imparcialidade e interesse público na produção jornalística para diferentes meios. Os veículos noticiosos e suas diferentes linhas editoriais. Linguagem jornalística. Tipos de entrevista: formatação e edição em diferentes veículos. História do jornalismo no Brasil:evolução tecnológica e seu impacto nas funções jornalísticas, linguagem jornalística, gêneros jornalísticos no Brasil. Comunicação pública. Informação pública e informação privada; gerenciamentode crises institucionais e relacionamento com a mídia. As características do webjornalismo e interação com o público por meio de redes sociais. A comunicação institucional. Tipologia, formatação e redação do texto jornalístico para diferentes meios. Gêneros de redação: definição, elaboração e análise de matéria, reportagem, entrevista, editorial, artigo, crítica, crônica, comentário, notas, coluna, pauta, espelho, roteiro, informativo, comunicado, carta e release. Especificidades do texto jornalístico para diferentes meios: a estrutura da pirâmide invertida, lead, tipos de lead, sub-lead, corpo e pé de matéria; o hipertexto e a leitura não linear no jornalismo online. Técnicas de redação e edição jornalísticas para diferentes meios. Titulação, legenda e edição de texto e imagem. Jornal impresso e revista: semelhanças e diferenças estruturais e editoriais. Jornalismo digital. O conceito de fluxo de informação. Informação online e exclusão digital. Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização no jornalismo para a internet
RELAÇÕES PÚBLICAS:

Teorias da comunicação. Comunicação pública. Planejamento da comunicação. Comunicação integrada. omunicação organizacional. Gestão. Relações públicas: relacionamento das organizações com seus públicos. Planejamento e execução de atividades de Relações Públicas. Planos, projetos e programas de Relações Públicas. Relações Públicas e responsabilidade social. Ética. Relacionamento e atendimento. Marca, identidade e imagem. Marketing institucional. Atendimento aos públicos. Organização. Gestão de crise. Pesquisa de opinião e mercado. Tecnologia. Gestão em Web. Edição on-line, recursos de interatividade, arquitetura da informação, comportamento do internauta. Mídias
sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Tecnologia e produçãopara mídias eletrônicas. Produção de conteúdo: redação e edição para publicações impressas e web. Produção e edição de imagens e vídeos. Planejamentográfico e visual. Cerimonial. Tipologia deeventos. Planejamento estratégico de eventos. Elaboração e implementação de eventos diversos e campanhas. Cerimonial, protocolo e etiqueta. Princípios de cerimonial público e ordem geral deprecedência. Legislação aplicada.
PUBLICIDADE
Teorias da comunicação: conceitos e paradigmas. Fundamentos da publicidade e da propaganda:
finalidade da publicidade e conceitos de campanha. Globalização da comunicação e seus novos paradigmas. Estrutura de agências de publicidade. A imagem institucional de uma empresa pública.
Opinião pública: pesquisa, estudo e análise. Redação Publicitária. Edição de texto e imagens: meios
impressos, eletrônicos e digitais. Gestão de marcas. Identidade visual: planejamento, pesquisa
pictórica, teoria das cores e composição visual. Conceitos básicos de design. Criação e produção de
projetos gráficos. Estratégias de veiculação: suasinterações, veiculação e mensagens. Planejamento
estratégico. Planejamento em mídia. Planejamento de campanhas publicitárias. Pesquisas quantitativas e qualitativas. A direção de arte: conceito e ferramentas. A comunicação institucional e a propaganda política. Fundamentos de Marketing. Endomarketing. Marketing para promoção institucional. Merchandising. Assessoria de comunicação. Cibercultura e produção digital: internet e intranet. Responsabilidade social corporativa. Comunicação social e órgãos públicos. Comunicação de crise. Ética da Comunicação. Ética e Legislação em Publicidade.
PRODUTOR MULTIMÍDIA
Comunicação e tecnologia: globalização da comunicação e seus novos paradigmas. A relação entre
tecnologia e comunicação social: o uso da tecnologia como instrumento de democratização da comunicação e transparência dos poderes públicos. Governo eletrônico, acessibilidade e governança
digital. Massificação versus segmentação dos públicos. Novas Tecnologias de Comunicação. Mídias web e digitais. Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc). Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. Jornalismo digital. O conceito de fluxo de informação. Informação online e exclusão digital. Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização e hyperlink no jornalismo para a Internet. O texto para Internet. Processo de produção digital. Hipermídia e hipertextos. Documento digital. Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. Conhecimentos de compressão de produtos jornalísticos em áudio, vídeo, foto e demais mídias para transmissão via Internet. Transmissão de arquivos e protocolos. Conhecimentos de programas de texto, editoração eletrônica e Internet. Técnicas de artes gráficas para Internet e uso das principais ferramentas utilizadas em web design. Linguagem audiovisual. Comunicação interativa. Mani pulação de arquivos digitais de áudio, vídeo e fotografia. Produção de animação. Noções de programação e desenvolvimento web. Planejamento eexecução de projetos comunicacionais que envolvam mídias digitais. Hierarquia de texto e imagem.Multimídia e redes. Bases de dados multimídia. Ferramentas de autoria. A arquitetura Internet. Edição de materiais multimídia: tratamento de imagem fotográfica e elaboração de infográficos, edição de imagem e áudio para Internet. Compatibilização entre sistemas de informática.
REVISOR DE TEXTO
Língua Portuguesa. Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Ortografia, acentuação gráfica e
pontuação; Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Emprego das classes gramaticais.
Concordância e regência verbal e nominal. Interpretação e análise crítica de textos. Estruturas linguísticas e elementos semânticos do texto; fatores constitutivos de relevância; propriedade
vocabular. Texto e contexto: análise de textos comparada a elementos sócio-político-culturais do Brasil de ontem e de hoje. Produção de textos. Elementos e struturais do texto: frase, oração e período;coordenação e subordinação; parágrafo-padrão e tópico frasal; coesão textual: anafóricos e
articuladores; coerência textual: metarregras da repetição, progressão, não contradição e relação.
Aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos (forma e estilo) do texto: qualidades de
harmonia, coesão, coerência, concisão, objetividade e clareza, correção gramatical e domínio do tema; verbosidade, frases e períodos muito longos; pensamento superficial; frágil argumentação. Elaboração de resumo e resenha crítica. Técnicas de revisão e normalização geral do texto. Redação parlamentar. Redação e técnica legislativa. Lei Complementar nº 13/1996. Discurso parlamentar: o discurso e a comunicação; o discurso político; estrutura do discurso; persuasão e eloquência. Conhecimentos de Linguística, Literatura e Estilística aplicados ao discurso parlamentar e à produção textual: funçõesda linguagem; níveis de linguagem; análise de gêneros e estilos de textos; textos literários e não literários, textos objetivos e subjetivos; textos informativos, didáticos, argumentativos, apologéticos e elegíacos; a racionalidade e a emotividade, a pessoalidade e a impessoalidade na criação de textos;lirismo e linguagem poética; denotação e conotação; figuras de linguagem; vícios de linguagem. Retórica e teoria da argumentação. Fundamentos de Retórica e de Pragmática. Teoria da
argumentação: formas de raciocínio; raciocínio e ar gumento; dedução e indução; o raciocíni categórico-dedutivo. Vícios de raciocínio: tautologia; generalização falsa; conclusão não decorrente;
analogia improcedente; ausência de conclusão; sofisma.
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