Concurso para professor de audiovisual no Instituto Federal de Brasília

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com concurso aberto para três vagas de professor na área de audiovisual.

Os aprovados irão receber R$ 4.234,77 de vencimento mais a remuneração por titulação – especialização (R$ 650,76), mestrado (R$ 2.038,24) e doutorado (R$ 4.879,90). Além disso, há outros benefícios que os servidores fazem jus como auxílio saúde, alimentação e transporte.

Veja a relação de concursos abertos no Brasil na área de comunicação

As inscrições para o concurso terminam em 30 de outubro.

Em uma das vagas, o candidato precisa ter graduação em cinema, audiovisual ou imagem e som. Para outras duas vagas, além dos cursos ligados ao audiovisual, graduados em jornalismo e publicidade também podem concorrer. Não é exigida uma titulação mínima para os candidatos. Dessa forma, quem tem apenas a graduação pode participar.

A prova de conhecimentos específicos será aplicada em 20 de novembro. Os selecionados farão a prova de desempenho didático que ocorrerá entre os dias 7 a 19 de fevereiro. Ambas as etapas são classificatórias e eliminatórias. Por fim, há a prova de títulos.

Em outro edital, o IFB oferece duas vagas para técnico em audiovisual.

Os conteúdos exigidos nas provas de professor são os seguintes:

ÁREA DE CONHECIMENTO: DIREÇÃO DE ARTE, ESTÉTICA E LINGUAGEM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.História do Cinema Brasileiro e mundial;
2.Introdução geral à reflexão teórica sobre cinema, desde a formulação clássica (anos 20) até
as teorias atuais de meios de comunicação (recepção, audiência, seriação, segmentação, etc).
3.Linguagem audiovisual: Uso expressivo e criativo da linguagem cinematográfica e
audiovisual.
4.Referências estéticas e sua adequação aos produtos audiovisuais;5.Produção de set; Noções de instalação, manutenção e uso de equipamentos de áudio,
iluminação e câmeras; operação, monitoramento e captação de som para audiovisual;

BIBLIOGRAFIA

1.GOMBRICH, E.H. A História da Arte. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1993.

2.CARRIERE, Jean -Claude. A linguagem secreta do cinema. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2005.

3.MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.

4.BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. 8. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

5.CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

6.XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

7.AUMONT, Jacques. A estética do filme. 1. ed. Campinas: Papirus, 1995.

8.AMIEL, Vincent. A estética da montagem. 1. ed. Lisboa: edições Texto & grafia, 2007.

9.EISENTEIN, Sergei. A forma do filme. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

10.AUGUSTO, Maria de Fátima.A montagem cinematográfica e a lógica das imagens. 1. São Paulo: Annablume, 2004.

11.LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

12.MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008.

MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Contemporâneo. 1. ed. Campinas: Papirus, 2008

ÁREA DE CONHECIMENTO: AUDIOVISUAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.Fotografia para audiovisual: A câmera e seus diferentes modelos: funcionamento eoperação; estrutura; componentes e acessórios; manutenção preventiva; tomadas de câmera;
2.Áudio: Captação, edição e mixagem sonora; Acústica (elementos de onda, amplitude, frequência, período, velocidade de propagação do som, timbre, altura, eco, reverberação); Operação de softwares de edição e mixagem; Operação de mesa de áudio: edição, mixageme sonorização; Sonoplastia. Microfones;
3.Realização de produtos audiovisuais: Montar e projetar filmes cinematográficos, manejarequipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividadesdidáticas, pesquisa e extensão,bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em diversos tipos de mídias.
4.Finalização edição e montagem de produtos audiovisuais. A captação de imagens e sonsanalógicos e digitais: os diferentes formatos de captação; sistemas e processos; transmissãode sinais; resolução; contraste; luz e cor; áudio
5.Iluminação e montagem para audiovisual: Ambientes, equipamentos, estruturas, acessórios,etc. e suas propriedades na cena. Temperatura de cor, filtros de correção e polarização.Mecânica da iluminação na cena: Luzes chave, de preenchimento, de fundo, contra-luzes eefeitos. Iluminação em 3 pontos, balanceamento de cor e gravação em estúdio. Levantamento dos procedimentos e estruturas básicas para consecução dos trabalhos de iluminação em ambientes diversos;
6.Linguagem audiovisual.
7.Produção técnica e artística:
8.Edição linear e não linear: os tipos de edição; equipamentos; softwares de edição; sistemas de gravação e armazenamento; noções de design e videografismo; a operacionalidade de diferentes ilhas de edição.
9.Conhecimentos sobre videconferência: tipos de equipamentos, formas de conexão (IP e
ISDN-RDSI), principais protocolos de comunicação (áudio e vídeo), configuração de áudio e vídeo e conexão multiponto; e webconferência: criação e interface de uma sala de reuniões, gerenciamento de participantes, compartilhamento de conteúdos e gravação de reuniões.
10.Transmissões de conteúdo ao vivo;
11. Fundamentos da comunicação visual;

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*