O que é abstração nas artes? A obra de Kandinsky responde

O significado usual de abstração é de que se trata do ato de isolar, ainda que mentalmente, um elemento. Dessa forma, características que funcionariam como uma espécie de conexão com a realidade são desprezadas. No dicionário de Filosofia, a definição precisa é a seguinte:

 

É a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc, e isolada de outras coisas com que está em uma relação qualquer. A abstração tem dois aspectos: l2 isolar a coisa previamente escolhida das demais com que está relacionada (o abstrair de); 2- assumir como objeto específico de consideração o que foi assim isolado (Abstração seletiva ou prescindente). Esses dois significados já foram distinguidos por Kant (Logik, § 6), que, porém, pretendia reduzir a a abstração somente à primeira dessas formas. (Dicionário de Filosofia, Abbagnanno, p.15).

No campo das artes, Maria Elena Versari, na coleção Grandes Mestres, da editora Abril, afirma que ao seguir o percurso de Kandinsky como artista e teórico, é possível ver o nascimento e a evolução do abstracionismo.

kandisnky1

Kandinsky nasceu em Moscou em 1866. Pintor e acadêmico, ele articulou essas habilidades para marcar sua obra e deixar um legado que se estende além do que está nas galerias. Versari relembra que, quando se mudou para a Alemanha, Kandinsky ouviu uma composição de Richard Wagner e queria capturar os valores emotivos despertados para um quadro.

 

kandisnky2

A não-figuração continuou a ser tratada nos estudos acadêmicos e pictóricos do artista. Percebe-se, neste caso, que a produção de um quadro procura fazer a representação de aspectos imateriais, como é o caso da música de Wagner. Cores e formas são combinadas com determinada tonalidade para expressar o que, em muitos casos, existe apenas como um conceito.

kandinsky3

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *