Bibliografia para estudantes de jornalismo

Livros indispensáveis para estudantes de jornalismo e concurseiros.

 

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

BARROS FILHO, Clóvis de; BARTOLOZZI, Pedro Lozano. Ética na comunicação.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo, All Print Editora, 2005 (o livro está esgotado e será relançado pela Mojoara Editorial em 2007, atualizado e revisado).

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, Editora Manole, 2003.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. A Comunicação Empresarial se prepara para enfrentar os desafios do século XXI. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2008.

DIAZ BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 2008.

DINES, Alberto. O papel do jornal e a profissão de jornalista. São Paulo: Summus, 2009.

DIZARD JUNIOR, Wilson. A nova mídia: comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2.ed. São Paulo-SP: Atlas, 2003.
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS. Manual de assessoria de imprensa. 3.ed. Brasília-DF. 1999.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1998.

ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo: redação, captação e edição no jornal diário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.

FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa:

FORTES, Leandro. Jornalismo investigativo. São Paulo: Contexto, 2007.

KOPPLIN, Elisa. Assessoria de Imprensa – teoria e prática. 4ª ed. Porto Alegre – RS. Editora Sagra Luzzatto., 2001.

KOTLER, Philip.Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: LTC, 1995.

KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 2009.

KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Elementos do Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo, Geração Editorial, 2003.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual. Ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo, UNESP, 2005.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo, EDUSP, 1997.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo, Ática, 1987.
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, 2003.

LAGO, Cláudia e BENETTI, Marcia. Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis, Vozes, 2007.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Barueri, SP: Manole, 2009.

MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para jornalistas. Salvador, Calandra, 2003.

MACHADO, Elias. O Jornalismo digital em Base de Dados. Florianópolis, Calandra, 2006.

MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo, Scritta, 1993.

MARTINS, Franklin. Jornalismo político. São Paulo: Contexto, 2008.

MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 2004.

MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis, UFSC, 1992.

MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1996.
MELO, José Marques de. Teoria da comunicação: paradigmas latino-americanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros jornalísticos no Brasil.

NATANSOHN, Graciela (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: Edufba, 2013.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2004.

OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2007.

PALÁCIOS, Marcos e MACHADO, Elias. Modelos de jornalismo digital. Salvador, Calandra,

PALACIOS, Marcos. Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo (Volume 1: Modelos). Covilhã, Portugal: LabCOM Books, 2011.

PATERNOSTRO, Vera Iris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões recomendações dicas exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.

PIZA, Daniel. Jornalismo cultural.  São Paulo: Contexto, 2009.

PRADO, Emílio. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.

ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 2002.

SALAVERRÍA, Ramón. Redacción periodística en internet. Pamplona, EUNSA, 2006.
SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena Moraes. Técnica de reportagem:

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo, Unisinos, 2002.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre, Sulina, 2003.